segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Canyon no Rio Arado Superior 31 Agosto07


AGOSTO 31 - Canyon no Rio Arado de Superior

Depois de termos recolhido informações na página oficial do EC/DC, onde está toda a informação necessária para a realização do mesmo, foi divulgado um convite a todos os Ecedecianos.
O Grupo que disse presente foi constituído pelo Peres, Filipa, Francisca, Anabela e Jorge!
Estava Sol, mas corria um pouco de vento.

Saímos da Ponte do Arado por volta das 11.30 e demos início à caminhada em direcção à cabana de Prados Teixeira até encontrarmos o Rio. Aí, descemos sobre a esquerda até ao seu leito.

Umas fotos, umas piadas, umas gargalhadas, reinava a boa disposição e já eram 13 horas!
A Filipa e a Francisca deram logo o mote do que as levava ali; não perderam tempo a experimentar a água e a iniciar o seu concurso de saltos, o que foi uma constante ao longo de todo canyon, pois quase que era preciso pedir-lhes por favor para andarem e deixarem o seu concurso para o final.
Início da actividade. Ao fim de alguns metros a caminhar pelo leito do Rio, eis o 1º Rapel de 10 m. Optámos por um destrepe. Logo de seguida outro rapel de 10 metros, bastante escorregadio.
Não vou a estar a relatar todos os passos uma vez que está tudo descrito na página do EC/DC, com mais pormenor!
Vou salientar apenas dois rápels: o de 47 metros é fenomenal, pena não se fazer por dentro da cascata! Foi na base deste rapel que aproveitamos para comer umas barritas e beber um pouco de água! No rapel seguinte, de 22 metros, bem aqui.... eu e o Peres, não por opção própria, tivemos que por em prática conhecimentos de auto resgate. Deu para montar o crowl e o punho acensor!!!! Vai ser inesquecível:) Obrigado Peres!!!;)
A partir daqui fomos descendo o rio, sempre nas calmas até ao final; fomos encontrando pessoal a banhar-se nas belas lagoas que o Rio Arado tem, ainda deu para fazer mais 5 rapels, todos eles bastante escorregadios. No rapel final, que é o da Cascata que tem o nome do rio, fomos alvo da curiosidade de todos os que ali andavam; como temos muito estilo, as máquinas não paravam de nos fotografar!
Eram 19 horas quando demos por terminada a jornada deste canyon! Mas que Bela Jornada!!!!
Claro que pela Francisca e pela Filipa ainda lá estávamos!

Total de Rapels: 10
Cordas utilizadas: 2 de 60 metros

Jorge Nogueira

Sem comentários: