segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Canyon Rio Cabril - Poço do Mouro 14Julho07


JULHO 14 - Canyon Rio Cabril – Poço do Mouro

Um pequeno grupo de Ecedecianos.pt foi fazer o reconhecimento ao Rio Cabril!
O Grupo foi constituído pelo Gavina, Peres, Helena, Anabela e Jorge!
O dia esteve esplêndido, com o Sol no máximo da sua força!
Depois de termos recolhido informações sobre o melhor itinerário para a entrada e saída do Rio, saímos de Xertelo por volta das 11H00 e caminhámos perto de 1 hora, nas calmas e a apreciar a paisagem que nos envolvia.
Chegados ao Rio, foi tempo de comer qualquer coisa para tapar o buraquito que se fazia sentir nos estômagos!
Umas fotos da praxe, hora de vestir os fatos e equipar!
Início da actividade. Ao fim de uns 100 metros a caminhar pelo leito do Rio, eis o 1º Rapel de 8 m, procura de ancoragens e descobrimos 2 plaquetas (sobre o lado esquerdo do rio), com argola em muito bom estado de conservação! Feita a amarração, toca a rapelar! Este rapel pode ser transposto por destrepe!
Mais 30 metros andados, encontrámos o que nos tinha levado ali, o POÇO DO MOURO!
Feito um reconhecimento prévio, decidimos montar duas plaquetas com argola, no sítio que nos pareceu mais indicado! Decidimos rapelar por baixo da cascata e levar com a água nos capacetes quase até chegarmos ao Poço, fundo qb, água fria e escura. O Sol ali não penetra, são 44 metros de rapel! Este rapel, pode ser feito todo aéreo, basta montar as cordas nas ancoragens existentes no parapeito superior do Poço, fica com 48 metros. Para sair do poço, só há 1 saída; tem que se efectuar mais um Rapel de 6 metros, que vai dar numa bela lagoa de água esverdeada mas pura e limpa!
Continuámos a caminhada e deparámos com uma cabeceira toda em pedra; depois de procurarmos a saída, decidimos montar mais uma plaqueta simples sobre o lado esquerdo numa laje lisa, para fazer um rapel de 5m!
A partir daqui o rio perde interesse, mas temos que sair para iniciar o regresso aos carros!
Caminhámos sobre o lado direito do rio até avistarmos um pequeno lameiro do outro lado; atravessado o rio, iniciámos a subida, bem íngreme e extensa, por sinal!
Houve quem tomasse a melhor opção para a caminhada que foi tirar os fatos e caminhar em calções e t-shirt (Gavina, Anabela e Lena, fresquinhos!!!!). Depois de hidratar com água fresca que corre num ribeiro perpendicular ao lameiro, enfrentámos a subida durante 1 hora até chegarmos aos carros, por volta das 19H00!

Total de Rapeis: 4
Cordas utilizadas: 2 de 60 metros + 1 de socorro de 50 metros
Plaquetas com argola colocadas: 2
Plaqueta simples colocada: 1

Jorge Nogueira

Sem comentários: