segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Canyon Rio Saltadouro 22 Julho07

JULHO 22 - Canyon Rio Saltadouro

Devido a algumas noticías que indicam a construção de uma hídrica no Rio Saltadouro, alguns membros do EC/DC-PORTUGAL agendaram à última da hora a realização de uma descida de Canyon, dia 22 de Julho de 2007, antes do início das obras (ainda não está previsto o seu início).
Saímos de Ruivães por volta das 12.30 e chegámos ao Rio Saltadouro por volta das 13 horas! O Astro Rei apontava para uma pequena partida!
Vestidos os fatos e com todo o material preparado, demos início à actividade.
Evitámos rapelar pelas cascatas devido à forte corrente que se fazia sentir, talvez seja este o motivo para lhe chamarem "RIO URSO".
O Rio, do ano passado para este, não sofreu modificações significativas! As passagens ainda se fazem pelos mesmos locais! Existem novas ancoragens e amarrações de rapel que tornam a sua descida mais interessante.
O canyoning correu bem, nas calmas, muita conversa e escorregadelas à mistura! Aproveitámos para substituir duas amarrações, estavam muito deterioradas, não garantiam segurança! Também reapertámos 1 plaqueta que estava solta!
A partida do Astro Rei, foi-se fazendo sentir ao longo do rio, foi-se escondendo até que começou a chover no último rapel!
Terminámos o Canyoning às 17H30.
O regresso a Ruivães, foi de... jipe! As pernas e o corpo agradeceram!
Fotos, é com o Peres!

Cordas utilizadas: 1 de 50 metros + 1 de socorro de 60m
Total de rapeis:4
Amarrações substituídas: 2
Plaquetas reapertadas: 1
O grupo foi constituído por: Jorge, Anabela, Zé Peres, Helena, Filipa e Gaspar!

Jorge Nogueira

Sem comentários: