segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Rio Arga - 01Nov09






Domingo, apesar de a chuva cair desde as 5H30 da madrugada, a vontade de fazer canyoning era tão grande que fui para a aldeia de Arga de Baixo para descer o Rio Arga.
Conforme o já anteriormente combinado e com uma pontualidade britânica, às 09H00 encontrei-me com o Ricardo Alves e com a Ilona; o Breogan, que vinha de Vigo, apareceu um pouco mais tarde.
O mau tempo não dava sinais de abrandar, por isso fomos para o café, sempre estávamos mais confortáveis. Para nosso espanto, às 09H30, fomos "postos fora do Café" (o dono tinha que ir à missa e fechou); ficámos então na conversa debaixo de um pequeno telheiro a fazer horas para ver se haveria melhoria das condições climatéricas. Assim que apareceu a primeira aberta, corremos para o carro e fomos para o rio.
Enquanto caminhávamos para a entrada do Arga, o Ricardo e a Ilona revelaram-se uns experts na apanha de cogumelos, fartaram-se de colher cogumelos grandes e bonitos.
Lá chegados, o Arga estava "a bombar", mas o tempo continuava péssimo (chuva, nevoeiro e frio).
Optámos por não o descer.
Ainda fomos dar uma espreitadela a um ribeiro com "boa pinta" para a prática do canyoning, que necessita de ser equipado.
Regressámos ao café que já estava novamente aberto, tomámos um café, fizemos as despedidas e regressei a casa.
Fica para uma próxima oportunidade.

9 comentários:

António Brandão disse...

Bom dia a estes aventureiros.
Quero deixar um recado para esta malta, pois o que vejo aqui, foi uma titude de grande responsabilidade, de verdadeiros Homens e amantes da montanha. Isto sim, é um exemplo a seguir por todos, não há Herois nesta vida, e quando as condições não nos deixam realizar a nossa modalidade preferida, não o devemos fazer. Obrigado por este exemplo, e os meus parabéns a todos, por esta ATITUDE.

Jorge Nogueira disse...

Olá Tony,

Obrigado pelo teu comentário, o que escreveste é o que eu também penso.
O Rio não sai de lá, haverá novas oportunidades. Quando lá voltar quero que também estejas presente;)
Abraço

Salvador disse...

Realmente essa madrugada que para mim foi de trabalho, estava de facto fria e chuvosa!
Lembrei-me de vocês, e pensei que não iria estar o clima ideal para uma descida!

Foi pena, vinha pa ver as fotos agora ao ECDC, mas como diz o Jorge, fica para a´próxima, pois o rio continuará lá!

JN, quando pensar voltar e equipar essa ribeira avise aqui a malta! Seria uma boa oportunidade de aprender qq coisa no que toca a equipar um rio!
Quem sabe!

Abraço

Anónimo disse...

Jorge,

confesso que recebi o teu e-mail e fui ver a meteo.. canyoning com esse tempo não é de facto pra meninas! Mas com o meu grupo de amigos fomos fazer uma caminhada para a bela Serra da Freita. Perguntaram-me se não costumam descer nenhum mais perto de Aveiro.. Eu respondi que o Teixeira já não vos deve dar muita "pica" (acho que esse é o mais perto..). No próximo FS uma caminhada e um magusto a seguir é que era..

Um beijinho
Ana

Brandão disse...

Jorge, não conheço a Cristina Cabral, mas quando a malta fizer o Rios aqui pela zona de Arouca, do genero do Frades ou outro qualquer, ela e mais malta pode vir com a malta. É só dizer, bem sabes que o que nós gostamos é diversão.

Ricardo Alves disse...

Viva Jorge,
Costuma-se dizer que viver não custa, o que custa é saber viver!!!
Apesar do nível de água ser elevado o que complicou foi mesmo a chuva puxada pelo vento, mas só pelos cogumelos já valeu ter-mos ido lá!!:)
A parte que tu não sabes é passamos o resto do dia no coberto do refugio a treinar e a partilhar novas manobras, enfim, malta sem juízo!!!! :)

Abraço

Jorge Nogueira disse...

Olá Cristina e Tony Brandão,

Como já devem ter lido no Blog os comentários de um e outro, e como o EC/DC é um clube "hippie", cada um faz o que quer, dando conhecimento aos outros das actividades que vai realizar. Fica à responsabilidade do Tony avisar a Cristina dos próximos canyons que fizer na zona de Arouca :)
Guardem os endereços de Email, para mais fácilmente trocarem informações.

Cristina:
No fds de 14 e 15,não há nada marcado, talvez o Tony se anime e marque um canyoning no Frades ;) Nesse fds vai estar pessoal a fazer formação de espeleo-socorro em Espanha, eu estarei preso numa festa de casamento lá para os lados de Bragança :)

Tony:
Continuo à espera das fotos e do filme do Carcerelha :(

Beijos e Abraços

Jorge Nogueira disse...

Olá Ricardo,

Eu já imaginava que vocês não iam ficar parados a ver chover:)
Então com a "pica" que o Breogan estava... tinhas que fazer alguma coisa para o entreter!
Fica para uma próxima este canyoning!
Abraço

Jorge Nogueira disse...

Olá Ricardo,

Eu já imaginava que vocês não iam ficar parados a ver chover:)
Então com a "pica" que o Breogan estava... tinhas que fazer alguma coisa para o entreter!
Fica para uma próxima este canyoning!
Abraço