segunda-feira, 10 de novembro de 2008

II Jornadas Técnicas de Canyoning

Para vêr as fotos carregar aqui. (Álbum Fotografico II, no menu)
O Peres e eu decidimos participar nas II Jornadas Técnicas de Canyoning, organizadas pela Escola Nacional de Montanhismo / FCMP.
Metemos pés ao caminho e fomos parar ao Parque de Campismo do Merujal.
1º Dia:
Assistimos a três palestras que tiveram inicio às 21H30:
1ª - Canyoning em Portugal: passado, presente e perspectivas futuras; Pedro Cuiça (Director Técnico de Montanha da FCMP, Iniciador de Canyoning da Escola Nacional de Montanhismo/École Française de Descente Canyon)
2ª - Canyoning na Madeira; Duarte Silva e Lino Filipe (Iniciadores de Canyoning da Escola Nacional de Montanhismo/École Française de Descente Canyon)
3ª - O Método de Ensino Francês e a Experiência Portuguesa Carlos Teixeira (Monitor de Canyoning da Escola Nacional de Montanhismo/École Française de Descente Canyon)
Os trabalhos terminaram às 00H30.

2º Dia:
Início às 09H30
Dos vários Workshops que havia, optámos pelo de Técnicas Avançadas de Canyoning, orientado por Carlos Teixeira, e que consistia em:
-Descida com o nó Valdotain com a corda em tensão;
-Passagem de nó com o nó Valdotain;
-Passagem de nó com o shunt;
-Içar um praticante com desmultiplicação de forças utilizando o método de 3/1 com sistema indirecto e com os meios adequados;
-Içar um praticante com desmultiplicação de forças utilizando o método de 3/1 com sistema indirecto e com meios de fortuna (expeditos);
-Rapel com desviador humano.
Este workshop foi muito útil e extremamente bem orientado, o que motivou todos os participantes a repetir várias vezes as técnicas ensinadas.
Depois do fim desta actividade, às 17H00, fomos para o workshop da Cruz Vermelha Portuguesa, delegação do Porto, orientada pelo Mário Águas, técnico do INEM, esta actividade constou de:
-Suporte Básico de Vida
-Paragem Cardio respiratória
- Procedimentos a adoptar
- Prática de massagem cardíaca e insuflação
- Imobilização de membros com talas
- Prática
Esta actividade antecedeu o jantar que, por sua vez, precedeu o reinício das actividades:
– Palestra: O Geoparque de Arouca; Prof. Dr. Artur Sá (Cordenador da Equipa Cientifica do Geoparque Arouca)
– Palestra: La evolución del Descenso de Barrancos y su aplicación a la formación; Laura Samsó e David Silvestre (Escuela Catalana de Alta Montaña)
– Filme
– Palestra: Resgate e Equipagem de Canyons; André Monteiro (Sapador Bombeiro, Iniciador de Canyoning da Escola Nacional de Montanhismo/École Française de Descente Canyon)
– Palestra: Principais Acidentes em Canyoning e Primeiros Socorros; Mário Águas (Formador do INEM e Coordenador da Equipa de Socorro em Grande Ângulo da Cruz Vermelha do Porto)
Este dia de teórico-práticas, terminou às 01H00.
3º Dia
Início às 09H30
Das Actividades propostas: Workshop - Resgate em Canyons: (simulacro de resgate em Canyon), Descida do Rio Frades (Actividade em Autonomia) e Descoberta do Canyoning (Rio Castanheira), para principiantes enquadrados por técnicos da ENM/EFC coordenação: Raphael Luchet (Iniciadores de Canyoning da Escola Nacional de Montanhismo/École Française de Descente Canyon), optámos pela descida do Rio Frades. Formou-se um grupo constituído por José Peres, Duarte Silva, Lino Filipe, Zé, Brandão, Santos, Miguel Moura e Zé Moura e este que escreve. Esta actividade demorou cerca de 2H30.
Pelas 17H00, eu e o Peres demos por finda a nossa participação nas Jornadas e regressámos a casa.

Uma última palavra para a brilhante organização que proporcionou momentos de salutar convívio e motivação para aumentar os nossos conhecimentos de canyoning.

8 comentários:

Salvador disse...

Se as fotos estão boas as jornadas devem ter sido ainda melhores.
Pareceu-me ver o Jorge de volta da Boneca a fazer manobras de salvamento, se era, estava muito bem. Inveja tenho eu de nao ter ido
Abraço

Jorge Nogueira disse...

Olá Salvador,

Não era uma boneca :( era um boneco.
Sempre pensei que ias lá aparecer ;)
Gracias pelo teu comentário!

Abraço

Mario disse...

Posso garantir que o Jorge fez as manobras de suporte básico de vida com uma técnica perfeita, no entanto o Manel continua inanimado...

Cumprimentos a todos
Mário Águas
CVP

Sapador disse...

Olá

Foi um prazer estar convosco nestas Jornadas. Aguardo noticias para combinarmos uma actividade, quando o tempo estiver mais quentinho.

Abraço a todos e Saudações Montanheiras

André Monteiro

Pedro Cuiça disse...

Antes de mais, obrigado pela vossa participação. Valeu... Agora que nos conhecemos pessoalmente está na altura de combinarmos umas actividades. Para quando Valporquero?

Grande Abraço

Pedro Cuiça

Jorge Nogueira disse...

Olá Pedro,
As jornadas, foram fantásticas em tudo sem excepção.
Para o ano vamos novamente!
Valporquero ;), Vou entrar em contacto com o nosso Presi (Nino), para marcar com a maior brevidade possivel.
Mas não esperes por Valporquero, aparece pelo Norte quando te apetecer, nós estamos cá para te receber.
Obrigado por tudo.
Abraço

RotasdoBarroso disse...

Sem duvida eu só participei no segundo dia e partilho a opinião do Jorge .. para o ano e para repetir o canyoning e o convívio ..

abraço e boa semana
Miguel moura

Anónimo disse...

Viva
Foi um prazer participar nas jornadas e conhecer novos praticantes de diferentes pontos do País.
Espero por todos cá na Ilha para actividades no mínimo... diferentes

Grande Abraço

Lino Filipe