segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Lages dos Infernos - Minas do Borrageiro


para visualizar fotografias ir a
Álbum de Actividades



Tal como havíamos planeado, o EC/DC Portugal realizou a marcha do dia 23 de Fevereiro.
O tempo estava mais frio que o previsto e a chuva resolveu acompanhar-nos durante boa parte das horas que passámos na montanha, embora entre a Lages dos Infernos e a Lagoa do Marinho o tempo estivesse frio mas seco. Logo nas Lages nos deparámos com uma seta azul junto ao Portelo, o que muito desagradou ao grupo por se tratar de um atentado à natureza. Julgando tratar-se de um caso isolado, continuámos a nossa caminhada, até que chegados à Lagoa do Marinho, nos confrontámos com novas setas e mariolas pintadas de azul!!!
Seguimos o nosso itinerário para as Minas do Borrageiro, onde várias fotos foram tiradas e ruínas foram exploradas, já acompanhados por um frio cortante e uma chuva gelada. Isto não nos impediu de subir ao Borrageiro 2 (1274 metros) para encontrarmos mais uma pintura humana azul com os seguintes dizeres: “D.6.C”. Alguém se tem “divertido” a destruir a paisagem do Gerês, causando graves danos visuais e ambientais (se justiça existe, um dia destes esta figura danosa do nosso património poderá ver nascer-lhe um belo par de cornos azuis!).
Corgo das Mestras acima, lá continuámos até flectirmos à direita e subirmos a Borrageiro 1 (1407 metros) e, apesar da chuva, conseguirmos apreciar a serra envolvente. Daqui descemos para os currais da Ribeira do Couce; dirigimo-nos para a cabana e, perto da casa do padre, começámos a retirar as mariolas azuis e a substituí-las por mariolas originais, à semelhança do que fomos tentando fazer com as pinturas que fomos encontrando e que íamos tentando apagar. Foi uma boa acção absolutamente escusada se todos tivessem o cuidado de preservar o PNPG.
Após um lanche que nos esperava na cabana da Lagoa, regressámos pelo caminho que nos levou a um dia passado na companhia dos amigos e da natureza.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas,
Ainda bem que há gente que se preocupa com o visual das serras.Obrigado!
Belo desejo! Mas os cornos têm que ser azuis? Vermelho, vê-se melhor Seriam muito bem postos.

Bom trabalho,ECDC Portugal!